“O hálux valgo, popularmente conhecido como joanete, é uma deformidade no primeiro metatarso ou base do dedão do pé, caracterizado pela saliência óssea da região e, em determinados casos, entortamento do membro em questão.”
A condição tende a ser mais comum entre mulheres e, além de afetar a autoestima, pode comprometer a saúde óssea e o bem-estar.
O médico ortopedista e traumatologista André Cipriano, especialista em cirurgia de pé e tornozelo, explica que a deformidade é dividida em graus leve, moderado e grave. Por isso, as consequências tendem a variar entre dores nas juntas, muitas vezes agravadas pela pressão dos sapatos; calo na região interna do dedão do pé; inchaço; vermelhidão; dor em torno do dedão; dor persistente ou intermitente na região; deformação; dificuldade para caminhar, bem como para dobrar ou esticar o dedão.
Estas deformidades tendem a acometer mais mulheres do que homens, por isso é importante estar atento as causas para se precaver deste mal, são elas:
•Uso de sapatos menores e/ou apertados;
•Uso excessivo de sapatos de salto alto;
•Uso de sapatos de bico fino;
•Problemas congênitos nos pés;
•Artrite.
“Caso seja diagnosticado logo no início, é possível prevenir a evolução por meio de algumas medidas como a troca de sapatos e também evitando saltos altos. No entanto, se estiver em um estágio avançado e causar muita dor, o tratamento pode ser cirúrgico”, pontua o médico.
Além disso você pode se previnir deste mal evitando os calçados que já apontamos acima. Use também palmilhas ortopédicas e crie um hábito de massagear os pés, desta forma pode se livrar deste mal.
Fonte: TV Sertão Livre
O post JOANETE PREDOMINA ENTRE AS MULHERES – ACOMPANHEM apareceu primeiro em Sertão Livre.