Alguns compradores dessas lojas estão notificando que estão recebendo cobranças a mais, valores que extrapolam o valor de seus pedidos somados ao frete.
Mas há um razão muito simples para isso estar acontecendo: a Receita Federal está fazendo uma vistoria mais rigorosa nos produtos. Portanto este valor é referente à tributação desses produtos, que não acontecia anteriormente.
Com a nova realidade das compras online do país, muitos internautas foram ao instagram do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cobrar explicações sobre a tributação das compras da Shopee e da Shein.
Por lei as compras feitas fora do Brasil devem ser tributadas, mesmo com isso a prática não é sempre aplicada, mas com o aumento das importações nos últimos anos a regra tem se aplicado com uma maior frequência.
A explicação é que os produtos chineses possuem valores até 60% menores que os produtos brasileiros. Com o grande volume de encomendas da Shopee e da Shein, a Receita Federal não dá conta de tributar todos os pacotes.
As compras importadas não declaradas estarão sujeitas a multas e, em alguns casos, o valor do imposto chega a ser maior que o da própria compra do produto.
Mas para que serve a tributação?
Segundo especialistas, a tributação serve para proteger a indústria brasileira, que vem pressionando o governo contra as gigantes asiáticas. A medida também servirá, por exemplo, para quem fizer compras pelo Ali Express, outra gigante do varejo mundial.
Porém, no que se refere a compras no mercado chinês o governo brasileiro tem dificuldades na hora de tributar, isto porque o nosso país não tributa compras de até US$50.
Com isso, abre-se margem para que as compras internacionais feitas na Shein e na Shopee entrem com valores menores, não gerando nenhum benefício ao país, segundo analistas. Atualmente, todas as compras passam pela Receita Federal que pode, ou não, tributar os produtos.
Fontes: Brasil 123/Tv Sertão Livre
O post Aviso importante para quem faz compras da Shopee e da Shein apareceu primeiro em Sertão Livre.