Este é o primeiro dia para os começo do Tríduo Pascal, é a preparação para a celebração da Páscoa; celebração da vitória de Jesus Cristo sobre a morte, o pecado e sofrimento.
A igreja recorda o dia em que Jesus jantou com os seus apóstolos antes de ser morto no dia posterior (Sexta-feira Santa).
Neste dia, como símbolo do fim da Quaresma e ato de humildade de Jesus, o padre costuma lavar os pés de 12 pessoas durante a celebração, consoante ao que Jesus fez com os apóstolos. Além do Lava-pés, nesse dia a igreja celebra os sacramentos da Eucaristia e da Ordem, os quais foram instituídos através das palavras de Jesus.
Jesus desejou ardentemente celebrar aquela hora: “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa antes de sofrer” (Lc 22,15).
Na celebração da Páscoa, após instituir o sacramento da Eucaristia, ele disse aos discípulos: “Fazei isto em memória de Mim”. Com essas palavras, Ele instituiu o sacerdócio cristão: “Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.” (cf. Lc 22,17-19)
Também é na Quinta-feira Santa que os santos óleos são benzidos. Esses óleos são os utilizados nas celebrações do Batismo, Crisma, bem como na unção de enfermos.
Fontes: Calendar/Tv Sertão Livre
O post apareceu primeiro em Sertão Livre.