Em conversa com ministros, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 11, que tenta mostrar a parlamentares um novo caminho, mas que “as pressões são enormes” porque a velha política sempre aparece. Ele também afirmou que quer manter critérios técnicos nos ministérios e que dará liberdade para as escolhas dos ministros. As declarações ocorreram durante videoconferência feita do Palácio do Planalto para os integrantes do governo que estão em viagem oficial para a Antártida, entre eles o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
“As pressões são enormes porque a velha política sempre parece que nos quer puxar para o que se fazia antes. Nós não pretendemos fazer isso, sabemos que isso está errado. Pode até ter um caminho melhor, mas o nosso caminho aqui é diferente do anterior”, disse o presidente.
No último sábado, 9, Bolsonaro sinalizou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que não se opõe à nomeação de indicados políticos para cargos federais nos Estados. O gesto foi considerado um passo importante para a união de esforços do Executivo e do Legislativo para a aprovação da reforma da Previdência. O presidente impôs como condição que os indicados que tenham boa reputação. Conforme informou o Estado, o governo está criando um “Banco de Talentos” para estabelecer critérios técnicos para essas nomeações.
Estadão