O fogo que parece “brotar” de um poço artesiano com cerca de 250 metros de profundidade, perfurado em uma propriedade rural do agricultor conhecido por Severino, no município de Lapão, região de Irecê, continua em atividade desde o último fim de semana.
O local atrai curiosos de várias cidades da região. Acredita-se em uma possível descoberta de reserva natural de gás. Mas há quem defenda que o fogo seja oriundo de materiais biológicos presentes no subsolo. “É o único gás que tem capacidade de combustão que tem cheiro. Seria aquele mesmo que a gente vê pegando fogo nos lixões”, diz o leitor Benício Oliveira.
Já o internauta Cleandson Dourado Vieira, defende que a formação do gás é resultado da degradação da matéria orgânica animal e do carvão. “Isso devido à temperaturas e pressão elevadas ou à alteração térmica do hidrocarbonetos… Pode ser oriunda do petróleo ou não”.
O mistério continua em torno do fogo que não para de sair do poço. A comunidade espera a presença de especialistas para estudar e investigar o fato. Informações de Irecê Repórter
Veja as imagens: