De acordo com informações publicadas pelo blog Jacobina 24 Horas, do radialista João Batista Ferreira, em 60 dias, contados a partir da publicação do decreto, ocorrida nesta terça-feira (21), todo o processo de desapropriação do Hospital Regional estará concluído, podendo a reabertura oficial acontecer durante as festividades de comemoração do aniversário da cidade, no dia 28 de julho.
O prefeito Luciano Pinheiro assegurou que o processo de desapropriação acontece de forma amigável entre as partes, ou seja, a Prefeitura de Jacobina e a Associação Jacobinense de Assistência (AJA), entidade mantenedora do Hospital Regional, desde sua fundação em 1964.
Segundo Luciano Pinheiro, as tratativas visando a reabertura do Hospital Regional vinham sendo conduzidas pelo setor jurídico da prefeitura junto à direção da AJA.
O processo também está sendo acompanhado pela Justiça, que terá papel decisivo na mediação de acordos para equacionar as ações trabalhistas movidas por ex-funcionários do hospital.
O prefeito Luciano Pinheiro não quis antecipar os valores da desapropriação, que estão sendo levantados pela Justiça, mas o Jacobina 24 Horas apurou que, em relação ao passivo, juntando as ações em curso com as rescisões dos trabalhadores que ainda mantém vínculo funcional com o hospital, a dívida da AJA deverá superar os 2 milhões de reais.