A Prefeitura Municipal de Jacobina (PMJ) através do Decreto nº 078, publicado na edição desta terça-feira (21), do Diário Oficial do Município, declarou de utilidade pública e para fins de desapropriação o Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG), localizado na Rua Alberto Torres, bairro dos Índios, em Jacobina, no Piemonte da Diamantina.
Fechado desde 2013, o Hospital Regional, como era conhecido pela população, terá a sua desapropriação em caráter de urgência, assim estabelece o decreto. A PMJ pretende uma desapropriação amigável, mas caso a medida não seja acatada, o Município deverá fazer prevalecer sua autoridade através da via judicial.

O prefeito Luciano Pinheiro (DEM) deverá formar nos próximos dias uma comissão que será encarregada de iniciar o processo de indenização. Conforme o decreto, a área, sob posse e domínio da Associação Jacobinense de Assistência (AJA), passa a ser, a partir de agora, do Município de Jacobina, informou o Jacobina Notícias.
A reabertura do nosocômio foi a principal promessa de campanha do então candidato a prefeito Luciano da Locar, nas eleições municipais de 2016. A demora em cumprir este compromisso vinha causando séria perda de popularidade do prefeito eleito. A desapropriação do HRVG seria o primeiro passo do gestor no sentido de saldar essa dívida com a população. Redação TRagora